O Lapac ressalta, constantemente, a importância do diagnóstico precoce para a efetividade dos tratamentos de saúde. De fato, esse é um fator de grande importância em diversos tratamentos, como é o caso de um doença oncológica. E uma das linhas de atuação para o diagnóstico precoce é a consulta médica de rotina.
Existem, é verdade, várias situações que contribuem para esse atraso na procura ou não procura do médico, mas é preciso ficar alerta, principalmente no momento de pandemia em que vivemos, para que essas visitas periódicas não sejam adiadas.
Por isso, elencamos aqui 5 fatores para você se convencer definitivamente da importância dessas consultas e não postergá-las para um futuro que sempre demora a vir.
1 - O organismo é vivo
Sim, pode até parecer uma obviedade, mas o organismo é um ser vivo e, como tal, se modifica constantemente. São mudanças que acontecem com o passar da idade e que podem ocorrem, muitas vezes, sem sinais aparentes. Ter ciência da dinamicidade do organismo já deve ser o primeiro sinal para consultar o médico com uma maior frequência.
2. Acompanhamento de doenças crônicas e prevenção de complicações
O segundo ponto decorre do primeiro. Sabe-se, por exemplo, que a diabetes é a incapacidade do organismo controlar a quantidade de glicose no sangue. Os exames para o diagnóstico dessa doença não são complexos; o problema, no entanto, é que eles deixam de ser feitos porque os pacientes simplesmente não realizam um acompanhamento médico periódico. A realização desses exames poderia plenamente gerar um engajamento no controle preventivo da doença e evitar aparecimento de complicações.
3. Encaminhamento rápido
O médico tem o conhecimento técnico para dar o melhor encaminhamento para um caso. Isso significa que ele saberá avaliar corretamente os sintomas, de maneira a encaminhar o caso da melhor forma. Lembre-se que o organismo é um ser dinâmico e que que se comporta de diferentes formas. É a partir da avaliação médica que será possível proceder, se for necessário, com um rápido encaminhamento para o caso, ganhando tempo e efetividade no tratamento.
4. Tratamento integral da saúde
Um outro benefício de ir ao médico com frequência é a possibilidade de tratar integralmente a saúde, em um processo multiprofissional e sistêmico. Isso ocorre porque, por conta do acompanhamento periódico, fica mais fácil reconhecer indícios de outras doenças e receber o correto encaminhamento para uma abordagem multiprofissional.
5. A importância de uma opinião profissional
A tecnologia evoluiu bastante e, com ela, veio a facilidade para obter informações de diferentes fontes de informação. Isso é muito positivo, é verdade; no entanto, muitos acabam caindo no risco de substituir a consulta médica pelo Dr. Google. Isso é um grande erro e um enorme perigo. Na internet há muitas fontes de informação que não são checadas, nem validadas por um profissional médico. Por isso, orientar-se com um especialista é a única alternativa para saber se, de fato, há algo errado no organismo e quais procedimentos precisam ser feitos para um possível diagnóstico e tratamento. Não troque anos de estudo e experiência por um clique.
Por fim, cabe destacar que não há uma regra fixa para a frequência de acompanhamento médico; isso varia conforme a faixa etária e condições de saúde pré-existentes. Mas que tal tirar todas essas dúvidas com o seu próprio médico? Agende uma consulta e faça deste ano de 2021 o início de uma vida mais saudável ;)
R. Anísio de Abreu, 502
Centro Sul – Teresina/PI
(86) 3221-9141
(86) 3223-9757
UNIDADE PARNAÍBA
Av. Presidente Vargas, 849 – Sala 2
Centro – Parnaíba/PI
(86) 3321-1571
R. Barão de Capanema, 185
Centro – Bacabal/MA
(99) 98517-0739
Av. Euripedes de Aguiar, 546
Centro – Floriano/PI
(89) 99419-7010
Olá! Fale com o Lapac pelo WhatsApp.